quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Considerações Sobre o Trânsito de São Paulo

Às vezes, de manhã, acendo um cigarro e vou pra janela pensar na vida. Moro numa avenida de considerável importância para o tráfego paulistano; dá acesso à Marginal Pinheiros, Lapa e no outro sentido dá acesso a Osasco. Até aí tudo ótimo, é a ligação urbana em plena atividade, aquele blábláblá todo. Porém, esta porra sempre está entulhada, e de manhã é praticamente impossível chegar até a Marginal em menos de 20 minutos...é um trecho de no máximo dois quilômetros.
Aí penso: e se em Sampa existisse um plano para o tal do carpooling? O número de carros certamente diminuiria, pois mais pessoas usariam o mesmo carro, mais carros ficariam na garagem, não é mesmo? Bom, na teoria é assim. Em Los Angeles tem o carpooling e mesmo assim o trânsito lá é monstruoso, segundo as pessoas que lá vivem.
Pergunto-me então: por que é que as bicicletas foram negligenciadas por tanto tempo nesta cidade? Culpa das inúmeras administrações corruptas e sem visão?
No Twitter tem secretário municipal comemorando a Ciclofaixa como se fosse a solução para todos os problemas de transporte da cidade, mas sabemos que não é bem isso. Vejo a Ciclofaixa mais como uma opção de lazer - quando funciona - e não como um fator desengarrafante do trânsito. Mas aí me pergunto: toda mudança começa com uma fagulha, oraite?
Veja por exemplo Amsterdam. Tudo começou com os Provos e suas bicicletas brancas (entre outras marotagens):
  

Exibir mapa ampliado

Espero, de verdade, que a Ciclofaixa inaugure uma onda de bicicletas em São Paulo, e que depois dela a prefeitura faça muitas ciclovias, de uma forma inteligente. De nada adianta colocar um pedaço de asfalto num canteiro e chamar de ciclovia; tudo tem que ser feito de uma forma inteligente e dinâmica, para realmente facilitar o transporte.
Oras, penso eu que não seja tão complicado assim para monitorar o fluxo de bicicletas, não? Aqueles mapinhas com grau de cor, mostrando a intensidade de determinado sujeito em determinada área e determinado horário, saca? De onde vem e pra onde vão...essas coisas.

Outra coisa que eu acho fundamental: bicicletário nas estações novas de metrô.
Ouvi dizer - ou seja, posso estar errado - que uma das estações novas terá um bicicletário. Porra! Uma? Só uma?
Precisa de bicicletário em todas as estações de metrô e em muito mais lugares: nos parques, perto de grandes avenidas, etc, etc, etc.

Aqui, um exemplo de bicicletário em Tóquio:

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